Clipping

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é a Doença de Alzheimer e outras doenças cognitivas. Mas toda perda de memória é Alzheimer?
Normalmente as pessoas entendem alterações cognitivas como alterações de memória, porem, a cognição abrange muitos outros aspectos do nosso cérebro, sendo chamados estes de “domínios cognitivos”, são eles: atenção, função executivas, a memória, linguagem, praxias, habilidades visuoespaciais e as funções visuoperceptivas.

Sendo considerada uma alteração cognitiva quando temos um prejuízo em qualquer um destes domínios.
Já o diagnóstico de demência é considerado quando há o prejuízo em pelo menos dois domínios cognitivos (ou um domínio cognitivo e um comportamental), e não conseguindo realizar atividades que antes realizava.
Alterações importantes que devem ser levadas em consideração:

• Perder objetos, esquecer compromissos, deixar o fogão ligado, ficar repetitivo (perguntando as mesmas coisas e repetindo as mesmas histórias).
  • Muitas vezes os paciente não reconhecem a perda de memória em um fenômeno chamado de “anosognosia” (não reconhecimento da própria doença).
  • Dificuldade de guardar novas informações – Entretanto, os pacientes podem lembrar que memórias antigas, dando a falsa sensação de “boa memória”.

• Podem experimentam distorções da memória e memórias falsas.
  • Prejuízos da linguagem como a dificuldade de nomear objetos, trocar palavras ou letras dos nomes.
  • Dificuldade de andar ou dirigir em locais previamente conhecidos (Não lembrar o caminho de casa), também para resolver problemas, lidar com contas ou com o banco.
  • Mudanças de comportamento – mais agressivo, apático (insensibilidade emocional)
  • Alterações de humor como depressão e ansiedade.

Estas são algumas alterações que devem servir de alerta para procura de um neurologista.
Novos estudos na área são animadores tanto no aspecto diagnóstico quanto no tratamento futuro da doença.

Claudio S. Watanabe
Médico Neurologista
CRM/SP 151516 RQE 76969

Um pouco sobre mim: Equipe – Dr. Claudio S. Watanabe